Na Base da Cultura levará oficinas de artes para as comunidades


Centenas de jovens e adultos dos bairros Benedito Bentes, Clima Bom, Cidade Universitária, Vergel do Lago e Jacintinho serão beneficiados pelo programa “Na Base da Cultura”, lançado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, na manhã desta sexta-feira (18). O projeto irá levar oficinas de arte para as comunidades onde atuam nas seis bases comunitárias, em Maceió. 

O projeto faz parte de um conjunto de ações do governo que visam a redução nos índices de criminalidade e vulnerabilidade social, e inclui as atividades realizadas pelo “Na Base do Esporte”,realizado pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude.  Juntos , os programas oferecerão aulas desportivas e culturais, gratuitas, com o objetivo de democratização e inclusão social. “Levar esporte e cultura é uma forma de humanizar o trabalho nas bases comunitárias. Hoje foi um dia inesquecível, marcado pela esperança e mudança de vida nessas comunidades”, disse o governador Renan Filho.

Através das oficinas de teatro e de artesanato criativo, contação de história e Cozinha Brasil, o projeto visa o protagonismo social, fomento da cultura participativa, estímulo à leitura, construção de novos valores e solidariedade, ampliando o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais. As aulas serão ministradas semanalmente. A Secult também irá realizar a “Tenda Cultural Itinerante”, levando apresentações artístico-culturais à diversos bairros da capital e interior.

“Cultura e arte são instrumentos fundamentais para a formação da cidadania. A cultura é o que motiva, emociona. Serão realizadas atividades que fazem com que os alagoanos conheçam mais da nossa identidade e diversidade, fomentando nossos folguedos e artes”, destacou a secretária Mellina Freitas.

 

Oficina de Teatro

 

Se a arte é capaz de transformar, o teatro se apresenta como uma ótima ferramenta social por se identificar também como uma atividade pedagógica. As aulas de teatro propõem foco, concentração, dinamismo e senso de coletividade, além de despertar o gosto pelas artes cênicas.

Artesanato Criativo

Com a missão de repassar técnicas de arte e proporcionar geração de renda para a comunidade, a oficina de Artesanato Criativo ministrará aulas de produção de peças multifuncionais baseadas na sustentabilidade. O curso também tem como finalidade promover a integração dos familiares das comunidades.

 

Contação de Histórias

As crianças e adolescentes serão estimuladas ao hábito da leitura, através da contação de histórias. A atividade contará com livros, leituras e encenações dos causos apresentados nas publicações, além de brincadeiras de rodas com canções populares e a representação da história contada através de pintura e/ou desenho, que dá vida à Árvore dos Sonhos.

 

Cozinha Brasil

Em uma parceria com o Sesi, o Cozinha Brasil oferecerá cursos sobre educação alimentar, orientações de higiene pessoal e dos alimentos, métodos de limpeza e manuseio de utensílio. Os participantes aprenderão o aproveitamento integral dos alimentos.

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2022 - 2024 - Versão 1.0

    menu