Histórico do município de Coité do Nóia

Histórico, Gentílico e Formação Administrativa do município de Coité do Nóia - Alagoas.

Histórico

          A colonização de Coité do Nóia esteve muito ligada aos movimentos que resultaram na implantação de Limoeiro de Anadia e, posteriormente, Arapiraca. Por volta de 1880, segundo depoimento do mais antigo morador da cidade, existiam apenas quatro casas que pertenciam à família Nóia, fundadores do povoado. Pouco tempo depois, procedente de Limoeiro de Anadia, fixou-se na região Manoel Jô da Costa, dedicando-se à exploração de gado e cultivo de terra. Pequenas e variadas veredas ligavam o local a Arapiraca e Limoeiro de Anadia. O núcleo que começava a se formar recebeu o nome de Coité, em razão do grande número de pés de coitizeiros.

A comunidade foi aumentando com a chegada de famílias vindas de outros municípios. Aos primeiros moradores do lugar, juntaram-se Manoel Marques, de Pernambuco, e Manoel Cazuza, de Arapiraca. Logo após chegaram as famílias Bernardino e Virgem e o lugarejo tomou forma de povoado.

A abertura de novas estradas permitiu um intercâmbio maior entre o povoado e as cidades vizinhas. O fato contribuiu de forma decisiva para que Coité do Nóia passasse a ocupar lugar de destaque na região. Em 1963, pela Lei 2.616, Coité do Nóia foi elevado à condição de município. A alegria da população do município está presente em suas festividades: a festa do padroeiro, São Benedito e da Emancipação Política, comemoradas efusivamente por seus moradores.

Gentílico: coitenense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação Coité ex-povoado, pela lei l nº 1785, de 05-04-1954, subordinado ao município de Limeiro da Anadia ex-Limoeiro.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Coité, figura no município de Limoeiro de Anadia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pelo decreto-lei estadual nº 2465, de 24-08-1962, o distrito de Coite deixa de pertencer ao município de Limoeiro da Anadaia para ser anexado ao novo município de Taquarana ex-Cana Brava dos Paes.

Elevado á categoria de município com a denominação de Coite do Nóia, pela lei estadual nº 2616, de 21-08-1963, desmembrado de Taquarara. Sede no atual distrito de Coite Nóia ex-Coite. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-09-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pela lei estadual nº 2465, de 24-08-1962, transfere o distrito de Coité do município de Limoeiro de Andaia para o de Taquarana ex-Cana Brava dos Paes.

Fonte: IBGE

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2022 - 2024 - Versão 1.0

    menu