Programa Alagoas Criativa

O Alagoas Criativa tem como objetivo fomentar a economia criativa no estado de Alagoas, incentivando a criação, produção e comercialização de bens e serviços culturais e criativos. O programa é baseado em seis pilares:

1. Formação e capacitação: por meio de oficinas, cursos e workshops, o programa vai oferecer formação e capacitação em empreendedorismo, gestão cultural, design, tecnologia e outras áreas relacionadas à economia criativa. O objetivo é qualificar, fornecer ferramentas e conhecimentos para que os empreendimentos e empreendedores criativos possam desenvolver suas ideias e projetos e ampliar a captação e uso dos instrumentos de fomento à economia criativa.
2. Fomento e financiamento: o programa vai fomentar editais, prêmios e linhas de financiamento para apoiar a produção e comercialização de bens e serviços culturais e criativos. O objetivo é estimular a criação de novos negócios e empreendimentos na área cultural.
3. Networking e visibilidade: o programa vai fomentar e promover eventos, feiras e festivais que proporcionem oportunidades de networking e visibilidade para os empreendedores e artistas locais. O objetivo é criar conexões entre os agentes da economia criativa, aumentar a visibilidade dos produtos e serviços culturais e criar um ambiente propício para o desenvolvimento do setor.
4. Estudo, Pesquisa e Metodologia: o programa vai levantar, sistematizar e monitorar indicadores, informações e dados sobre a Economia Criativa em Alagoas para a formulação de políticas públicas e incentivar à produção e a difusão de conhecimento sobre a atividade econômica criativa no Estado.
5. Territórios Criativos: Identificar, desenvolver e fomentar os territórios criativos estimulando o fortalecimento a estruturação de arranjos produtivos locais;
6. Redes: Sensibilizar e mobilizar os atores públicos, privados e da sociedade civil, relacionados ao segmento criativo, sobre a importância da dimensão econômica deste setor, ampliando e diversificando o público beneficiário dos instrumentos de fomento.

O programa Alagoas Criativa é importante para o desenvolvimento socioeconômico do estado de Alagoas por diversas razões:

• Estimula a criação de novos negócios e empreendimentos, gerando empregos e renda para a população local.
• Promove a valorização e a preservação da cultura e dos recursos naturais de Alagoas, incentivando a produção e comercialização de bens e serviços culturais e criativos com identidade local.
• Contribui para o fortalecimento da imagem de Alagoas como destino turístico cultural, atraindo visitantes interessados na cultura e nas tradições locais.
• Estimula a inovação e a criatividade, criando soluções inovadoras e sustentáveis para problemas sociais e econômicos.
• Contribui para a diversificação da economia local.

A economia criativa é um setor em crescimento no mundo todo, representando uma oportunidade para Alagoas se inserir no mercado global de bens e serviços culturais e criativos.
Por esses motivos, o programa Alagoas Criativa é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas, promovendo a cultura, a inovação, a diversificação econômica e a geração de empregos e renda para a população local.

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2022 - 2024 - Versão 1.0

    menu