Nelson Rosa

Endereço: Povoado Fernandes, 185 - CEP 57310-340

Localidade: Arapiraca – Alagoas – Região do  Agreste

Contato: (82) 3529-8516 / 9316 2579

Registro: Resolução nº 01/2005, Livro de Tombo nº 05, à folha 07 verso, a partir de 13 de maio de 2005.

histórico: Nelson Rosa é Mestre de Coco de Roda. Compõe o Registro do Patrimônio Vivo - RPV/AL, conforme a Resolução nº 01/2005, Livro de Tombo nº 05, à folha 07 verso, a partir de 13 de maio de 2005.

Coordena também, desde 1990, o grupo das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca, que reúne 10 senhoras cantadeiras. Já se apresentou em São Paulo no ano de 2007 e fez participações no CD Cantos de Trabalho, da Cia. Cabelo de Maria.

O coco de Nelson Rosa

Nelson Vicente Rosa, talentoso poeta popular e inspirado embolador, é quem lidera o seu grupo folclórico há trinta anos. É um homem simples, apegado ao amanhã da terra onde nasceu e vive até hoje, cercado por seus familiares, no Povoado Fernandes.

É o que se pode afirmar ser realmente um produto do meio onde viveu toda sua vida - a Zona Rural - onde ainda criança já ouvia o popular Cícero Duca (casado com sua tia), nas cantigas e nas tapagens de casa, ou entoando seus rojões nas tarefas da roça na década 30.

Além desses cantos de trabalho, ouvia também as cantigas das destaladeiras de fumo que atravessava sua época de ouro. Em 1938, encontrava-se com seus pais no Sítio Cacimba Doce, onde acontecia uma festa, ficou maravilhado ao ouvir a velha Maria Proteciano cantando o coco "ARAÚNA" e formando uma grande roda com as pessoas presentes. Para o menino Nelson, foi a coisa mais bonita do mundo e isso marcou toda sua vida.

Todavia, o tempo foi passando e já adolescente, não ouvindo mais as cantigas de barreiro e nem os rojões do eito, Nelson Rosa passou a acompanhar o coco de seu padrinho Gervásio Lima, que periodicamente apresentava seu famoso pagode, no qual dançava toda a família e os vizinhos.

Tempos depois do desaparecimento do seu padrinho Gervásio Lima, Nelson Rosa começou timidamente a cantar emboladas no terreiro de casa acompanhado pelo coro de seus familiares e assim renascia um coco de roça, com toda a força de um fato folclórico autêntico. Nesses primeiros passos as apresentações aconteciam apenas entre familiares, onde dançavam seus filhos, sobrinhos, primos cunhados e amigos.

Mais adiante, seus filhos foram casando e afastando-se do coco, sendo substituídos pelos vizinhos e a dança foi continuando, agora, com apresentações em Festivais de Folclore, Semana da Cultura, Festas Juninas e eventos além das fronteiras do município de Arapiraca e das cercas dos currais de fumo do Sítio Fernandes.

- por Zezito Guedes