Juvenal Leonardo (falecido)

endereço: Rua Edgar Góes Monteiro, 243 - Prado - CEP 57010-140,

localidade: Maceió – Alagoas – Região Metropolitana

contato: (82) 3375-8435 / 8701-7694

Registro: Resolução nº 01/2005, Livro de Tombo nº 05, à folha 07 frente, a partir de 13 de maio de 2005.

Histórico: Nasceu em Anadia/AL, no dia 23 de novembro de 1933, filho de Leonardo Jordão de Moura e de Doralice Rosa da Conceição.

Veio com os pais, ainda criança, morar no município de Pilar ficando encantado com o guerreiro do mestre Artur José (Artur Bozó) e, por vontade própria, com aproximadamente dez anos começou a dançar.

“Confeccionei um chapéu de talo de palmeira e uma casca de bananeira grossa e em cima da copa uma única fita e depois do trabalho, fui correndo para o ensaio, o que acontecia todos os sábados. Por causa da minha alegria e animação foi convidado a dançar de mateu e logo aceitei”.

Deixou de brincar de mateu aos quinze anos e começou a dançar nos cordões como bandeirinha.

Morando em Coqueiro Seco, já casado, com 22 anos, formou seu próprio guerreiro, já como mestre, durante quase três anos.

Vindo para Maceió, foi morar no bairro do Vergel do Lago, na rua do Banheiro onde conheceu o afamado mestre João Amado que já tinha um guerreiro e, de imediato passou a fazer parte do grupo.

Conheceu o sargento Wilson e o Sr. José Tenório,  juntos formaram o guerreiro “Vencedor Alagoano”. Tornaram-se grandes amigos e passaram de cinco a seis anos juntos. “O guerreiro foi sempre um grande sucesso, bonito de se ver, com um grande número de brincantes. Os ensaios aconteciam sempre aos sábados, na sede do sargento Wilson e acabavam numa grande brincadeira, com dança e cerveja. Eu trabalhava e brincava.  Era só alegria”.

Através do sargento Wilson, que tinha ido a Secretaria Estadual de Cultura pedir apoio para o grupo, recebeu um convite do professor Ranilson França para participar de uma reunião, comunicando a criação da ASFOPAL  e convidando o grupo para se cadastrar.

Com a saúde debilitada o sargento Wilson desfez o grupo e foi criado o “Vencedor Alagoano” no bairro da Chã da Jaqueira / Bebedouro, tendo Maria Flor dos Santos como rainha.

“E o guerreiro voltou a brilhar”, conta entusiasmado o mestre Juvenal Leonardo. “Viajamos para Brasília com as professoras Carrascosa e Hélia Pontes (UFAL). Viajamos também duas vezes para Salvador/BA, Aliança/PE, sem contar as inúmeras apresentações, sempre agradando o publico que nos assiste”.

Mestre Juvenal Leonardo participou do projeto “Mestre vai a Escola” da Secretaria Estadual de Educação, como Agente Cultural, durante três anos, criando o “Guerreiro das Artes” no Núcleo de Expressões Artísticas – NEXA/CEPA.

Hoje o “Vencedor Alagoano” volta para onde tudo começou, no bairro do Vergel do Lago, no Conjunto Virgem dos Pobres onde faz os ensaios em uma sede improvisada, aos sábados e domingos.

“O verdadeiro mestre tem que ter juízo, saber inventar a cantoria, tirar uma peça. Isso é dom, nasce com a pessoa. Se não tiver esse dom, não é mestre, não adianta brincar. No fim tudo é brincadeira, é distração, é cultura”!

Fonte: NOVAES, Josefina Maria Medeiros. ASFOPAL - Associação de Folguedos Populares de Alagoas - 25 Anos Brincando Sério. Maceió: Gráfica do Estado/CEPAL, 2010.