Benon Pinto (falecido)

Endereço: Conj. Ary Vieira, 16, Chã da Jaqueira, CEP 57045-260, Maceió, Alagoas

Localização: Região Metropolitana

Contato: (82) 3338-2377 / 8831-4741 / 9999-5450

Registro: Resolução nº 03/2006, Livro de Tombo nº 05, à folha 08 frente, a partir de 15 de março de 2006.

Histórico: Nasceu na cidade de Cabo/PE, filho de José Pinto da Silva e Maria Francisca da Conceição, no dia 13 de julho de 1936. Bem novo veio morar em Alagoas, terra que adotou como sua , de coração. Foi em Alagoas que conheceu o guerreiro no município de Cajueiro pois era o local onde aconteciam muitas festas.

Aos sete anos metia-se no meio das brincadeiras, mas só se interessava pelo guerreiro. Aos dez anos foi caboclinho no guerreiro da mestra Joana Gajuru, depois vassalo, índio Peri, embaixador. Antônio Henrique, João Inácio, Adelmo, Francisco do Jupi, entre outros, foram mestres que muito o ensinaram.

Na década de 80 criou o afamado guerreiro “Treme-Terra de Alagoas”, no bairro da Chã de Bebedouro, com ensaios aos sábados.

Segundo ele, para o guerreiro ser bonito, tem que ter mais de 35 participantes. Mas hoje é muito difícil montar um guerreiro assim, pois os jovens não se interessam mais em dançar.

Por seu trabalho, conhecimento e perseverança, foi reconhecido como “Patrimônio Vivo”, através da Lei do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas em 2006.

Diz que só pára seu guerreiro no dia que Deus quiser e canta com emoção uma das suas peças preferidas, feita depois que ficou desabrigado em conseqüência de fortes chuvas na capital alagoana – “deixei a mulher e foi salvar minha sanfona”.

“ Ó minha gente

Eu sou das Alagoas