Sebastião da Viçosa (falecido)

Nome: José Sebastião de Oliveira

Conhecido como: Mestre Sebastião da Viçosa

Atividade reconhecida: Mestre de Guerreiro

Local e data de nascimento: Viçosa/AL, 25/07/1947

Localidade: Viçosa - Alagoas - Região do Vale do Paraíba e Mundaú

Contato: (82) 3283-1459 (familiares)

Registro: Resolução nº 03/2006, Livro de Tombo nº 05, à folha 08 frente, a partir de 15 de março de 2006.

Histórico: José Sebastião de Oliveira, Mestre Sebastião, foi mestre de guerreiro por mais de 30 anos. Aprendeu com o Mestre Osório. Com uma bela voz e facilidade de improviso, acabou montando o seu próprio grupo, o Guerreiro da Viçosa, para se apresentar em festas religiosas, natalinas e eventos sócio-culturais. Na trajetória de sua vida, foi também cantador de pagode, repentista e agricultor.

Ele faleceu em 20/04/2010, e deixou uma lacuna para a cultura popular de seu município. O mestre Sebastião era muito querido pelos viçosenses e tinha adquirido a simpatia das pessoas que gostam da cultura popular. Segundo a atual Secretária de Cultura do Município, Karina Padilha, ele tinha uma capacidade de improvisar com criatividade e coesão. "Uma voz inesquecível e insubstituível. Tinha um bailado único. Era um mestre completo", destacou a secretária.

Falecido em: 20/04/2010 aos 53 anos