Anadeje Morais

Nome: Anadeje Morais da Silva

Conhecido como: Anadeje

Atividade reconhecida: Rainha e coordenadora de guerreiro

Local e Data de Nascimento: Matriz do Camaragibe, 25/09/1955

Endereço: Trav. Florestal, 35, Chã da Jaqueira, CEP 57018-645

Localização: Maceió – Alagoas – Região Metropolitana

Contato: (82) 8894-7112

Registro: Livro de Tombo nº 05, à folha 21 verso, a partir de 03 de agosto de 2011, conforme a Lei nº 6.513, de 22 de setembro de 2004, alterada pela lei 7.172 de 30 de junho de 2010.

Histórico: Nasceu em Matriz de Camaragibe, no dia 25 de setembro de 1955, filha de José Antônio de Morais e de Maria Vitória da Silva.

Por ser filha da mestra Vitória, desde muito cedo começou a dançar guerreiro. “Com quatro anos já dançava no guerreiro do mestre Jorge Ferreira, na Chã da Jaqueira, depois no guerreiro Vencedor Alagoano, do mestre Juvenal Leonardo, quando ainda era no bairro do Vergel do Lago e no guerreiro do mestre Adelmo, no Rio Largo e na Branca de Atalaia, sempre levada por minha mãe que também dançava”.

Quando a mestra Vitória formou seu afamado guerreiro “Leão Devorador”, no bairro da Chã da Jaqueira, junto com o mestre Jayme de Oliveira, passou a integrar o grupo definitivamente, como rainha e Lira.

Hoje, após a morte da mestra Vitória, no ano de 2008, Anadeje tornou-se responsável pelos ensaios e apresentações do guerreiro Leão Devorador, com sede na Travessa Florestal, lutando com grande dificuldade para manter o grupo.

Fonte: NOVAES, Josefina Maria Medeiros. ASFOPAL - Associação de Folguedos Populares de Alagoas - 25 Anos Brincando Sério. Maceió: Gráfica do Estado/CEPAL, 2010.