Artur Moraes

Endereço:  Rua do Arame, 04, Mutirão, Chã da Jaqueira, CEP 57018-554, Maceió

Localização: Região Metropolitana

Contato: (82) 8854-7842

Registro: Livro de Tombo nº 05, à folha 21 verso, a partir de 03 de agosto de 2011, conforme a Lei nº 6.513, de 22 de setembro de 2004, alterada pela lei 7.172 de 30 de junho de 2010.

Histórico“Nasci em Fernão Velho, me criei na Satuba e me batizei em Santa Luzia do Norte”. Assim diz mestre Artur Morais que veio ao mundo no dia 08 de outubro de 1925, filho de Manuel Morais dos Santos e de Antônia Francisca da Conceição.

Trabalhou muitos anos como ceramista nas olarias do município de Satuba, “fazendo tijolos e telhas de boa qualidade”.

O gosto de dançar guerreiro veio aos dez anos no grupo do mestre Manoel Vicente, em Satuba, como bandeirinha e depois como embaixador. - “Brinquei com muito mestre bom, como Manoel Lourenço, João Inácio, Jorge Ferreira, Artur Bozó, Alfredo, todos já debaixo da terra. Com eles aprendi muita coisa boa, mas foi no Pilar e em Marimbondo  que dancei com Gajuru e mestre Laurentino, como mateu. Eles foram os que me fizeram mestre”.

Aos dezenove anos veio residir em Maceió, no bairro da Ponta Grossa e começou a dançar no guerreiro Treme Terra do mestre João Ventania e também no guerreiro do mestre João Amado.

Mudou-se para o bairro Clima Bom, no Tabuleiro dos Martins. e junto com o Sr. Pedro Lins formaram o Guerreiro Santa Izabel, na Chã da Jaqueira.

Artur Morais confessa que, “minha grande tristeza é não poder mais cantar. As pernas ainda tem força, a dificuldade é a voz que sai muito fraca devido a um sério problema de saúde”.

Mas, não esquece as muitas  peças de guerreiro de sua autoria e cantarola as que mais gosta:

Da letra A assuletro Artur
Da letra M assuletro Morais
Da letra S  assuletro Santos
Da letra V  assuletro Vital
Da letra J   assuletro Juvenal
Da letra T  assuletro tambozeiro
Da letra G  assuletro guerreiro
Da CA-PI-TAL

“Esse guerreiro é Leão e brigo de guerra
Vou assubindo a serra todo embalado
Escuto o trenado, escuta a peça menina
Escuta a rima nesse tom mudado”

“O Morais é barreira de Alagoas
A rima é boa
Na praia, no norte e no sertão
Preste atenção onde a abelha faz o mel
Guerreiro Santa Izabel
Aqui vem tremendo o chão”

Fonte: NOVAES, Josefina Maria Medeiros. ASFOPAL - Associação de Folguedos Populares de Alagoas - 25 Anos Brincando Sério. Maceió: Gráfica do Estado/CEPAL, 2010.