Lindaura Alves

Nome: Lindaura Alves da Silva

Conhecido como: Mestra Dadá

Atividade reconhecida: Mestra de Chaleirinha e de Pastoril

Local e Data de Nascimento: Povoado de Meirus - Pão de Açúcar, 01/06/1927

Endereço: Povoado de Meirus

Localização: Pão de Açúcar – Alagoas – Região da Bacia Leiteira

Registro: Livro de Tombo nº 05, à folha 23 verso, a partir de 03 de agosto de 2012 conforme a Lei nº 6.513, de 22 de setembro de 2004, alterada pela Lei nº 7.172 de 30 de junho de 2012.

Histórico: Nascida no Povoado Meirus, em Pão de Açúcar, Dona Lindaura é conhecida por todos como Mestra Dadá. Desde Criança aprendeu, participando das brincadeiras promovidas no local onde nasceu e cresceu, as tradições populares.

Muito dedicada às suas origens, foi ela quem liderou o movimento para manter o nome do Povoado Meirus quando este passou a ser chamado de Povoado Campo Alegre, por conta de uma lei municipal.Começou como integrante dos grupos "A Chaleirinha", "O Pastoril de Meirus" e "A Vassourinha", depois passou a auxiliar os mestres nos ensaios, até que começou a coordenar as atividades destes grupos, nos quais ela ensina até hoje.

Além dos grupos de folguedos, Mestra Dadá também participa do grupo de seresta "As Meninas de Meirus" onde canta modinhas e rampeiras. É também uma legítima contadora de histórias, sempre com temas muito nordestinos. Passa horas contando sobre as invasões dos cangaceiros de Lampião e Corisco ao Povoado Meirus. Sua voz contando histórias e cantando canções populares, assim como suas danças estão gravadas, documentadas e publicadas em CDs, DVDs e programas de TV, como uma espécie de tesouro do patrimônio da  cultura popular alagoana.

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2022 - 2024 - Versão 1.0

    menu