Tião do Samba (falecido)

Endereço: Povoado da Barra Grande

Localização: Maragogi - Alagoas - Região Norte

Contato: (82) 8861-3486

Registro: Livro de Tombo nº 05, à folha 24 frente, a partir de 03 de agosto de 2012 conforme a Lei nº 6.513, de 22 de setembro de 2004, alterada pela Lei nº 7.172, de 30 de junho de 2012.

Histórico: Líder do "Samba de Matuto Leão da Primavera”, da cidade de Maragogi, Tião é quem canta acompanhado por um zabumbeiro, um tocador de ganzá e um tocador de triângulo, enquanto um grupo de baianas dançam  repetindo com suas vozes afinadas e agudas,  as melodias puxadas pelo mestre.

Quando o Tião canta ele também encanta. Canta versos religiosos,  canta coisas do cotidiano, notícias do jornal,  e versos de improvisos para agradar os visitantes. Parece um folhetim ambulante com sua voz forte, anasalada e uma sonoridade que se assemelha em alguns instantes, com as músicas árabes ou com outros sons espalhados pelo mundo a fora.

O “Samba de Matuto Leão da Primavera”, da cidade de Maragogi é um exemplo entre muitos outros grupos de folguedos espalhados por Alagoas, que sobrevivem apesar de considerados por muitos, cultura menor, em extinção. Essa cultura por ter suas raízes na coletividade do povo, por sua vez, expande as relações sociais gerando desenvolvimento cultural com consequências positivas na identidade local, onde ela está inserida.

Faleceu em 28 DE JULHO DE 2014, aos 81 anos de idade.