Vânia Oliveira

Endereço: Avenida Rodrigo Aciole Morta Nº20, Gruta de Lourdes

Localização: Maceió - Alagoas - Região Metropolitana

CEP 57052-490

Registro: Livro de Tombo nº 05, à folha 26 frente, a partir de 1 de outubro de 2015, conforme a Lei nº 6.513, de 22 de setembro de 2004, alterada pela Lei nº 7.172, de 30 de junho de 2012.

Histórico: Há 31 anos, Vânia Maria Oliveira Santos vem dedicando sua vida ao artesanato e a reciclagem em Alagoas. Seu trabalho é marcado pela busca incessante de valorização e preservação do meio ambiente e das tradições da cultura popular, seja por meio do uso de seus elementos mais tradicionais ou mesmo pela “ousadia” de inseri-los no redesenho de produtos de fácil aceitação pelo público consumidor comum.

Sua produção artesanal é marcada pela forte presença de elementos que nos remete aos mais diversos tipos de manifestações populares, da tradição e costumes, do erudito ao mais contemporâneo. No colorido e na simplicidade do acabamento de suas peças facilmente identificamos seu entusiasmo pela valorização e preservação das brincadeiras e fazeres populares: o chitão, o jogo, a dança, o traçando, os espelhos, a modelagem e até a oralidade estão presentes em seu trabalho, tratados de forma bem brejeira e marcante.

Sua agilidade inventiva criativa é sem limites e surpreendente. Seus objetos de papel, modelagens, trançados da palha da taboa, personagens, bordados, cenários de festas populares, livros de pano, estandartes, chapéus de guerreiro, são símbolos sociais e culturais do que está ameaçado de desaparecimento ou extinção. Já as suas peças artesanais produzidas a partir de “reciclados”, decorativas ou utilitárias, carregam uma mensagem de esperança para o futuro: consciência e criatividade, redução do consumo, reutilização do lixo e colaboração com a preservação do planeta.

O que podemos constatar por meio de currículo, portfólio de atividades desenvolvidas e das diversas homenagens recebidas, é que durante todos esses anos Vânia Oliveira vem contribuindo muito com a cultura alagoana. Sua produção artesanal, sua forma de transmitir conhecimento e de difundir o artesanato alagoano até se confundem pelo jeito simples, brejeiro, comprometido e amoroso, de ser e fazer.

Fonte: Ascom Secult