Lucimar Alves da Costa

Nome: Lucimar Alves da Costa

Conhecida como: Lucimar

Local e Data de nascimento: Coqueiro Seco - 04/05/1949

Atividade reconhecida: Coordenadora do grupo de Chegança Silva Jardim de Coqueiro Seco

Endereço: Avenida João Navarro nº977, Centro.

Localização: Centro Coqueiro Seco - AL, Região Metropolitana do Estado.

Contato: (82) 3267-1167/ Celular: (82)99965-9914/98870-6286

HISTÓRICO: LUCIMAR ALVES DA COSTA, natural de Coqueiro Seco Região Metropolitana do Estado, data de nascimento, 04 de maio de 1949.  Aprendi os segredos dos folguedos praticados na cidade de Coqueiro Seco, como também assumi o cargo de coordenadora dos grupos folclóricos existentes no município naquela época e nos dias atuais.

Quando jovem sempre tive vontade de participar de folguedos, mas nunca tive apoio de meu pai, mesmo assim sabia que tinha o dom da dançar e aprendi todos os passos com a ida aos ensaios e a atenção voltada para as evoluções.

A minha vida cultural começou em 1977 ensaiando quadrilha junina, coco de roda, casamento matuto e outros com crianças de todas as idades. Com o passar do tempo me tornei aprendiz e o braço direito da senhora Mestra Luzia Simões da Silva, na hora de defender a vida da Chegança Silva Jardim e do Pastoril Nossa Senhora Mãe dos Homens nos anos de 1984 à 1990, nossa luta foi constante para manter estes folguedos.

A amizade e o gosto pela cultura não só uniu-me a Mestra Luzia Simões, como também ao Mestre José Gomes Pureza conhecido como Mestre Zé Um, atual Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas.

Passaram-se 10 anos sem o Folclore em nossa cidade, mas graças à Deus e a Nossa Senhora Mãe dos Homens, nossa intercessora em 2001 houve na Escola Municipal Paulo Soares de Albuquerque uma Gincana Folclórica; para nossa felicidade foram regatados dois grupos: a Chegança Silva Jardim e o Pastoril Nossa Mãe dos Homens, com ajuda da comunidade e da Prefeitura Municipal de Coqueiro Seco. Não paramos de lutar, em 2005 o trio que nunca se separava eu, a Mestra Luzia Simões e o Mestre Zé Um, resgatamos as Baianas Volta a Sorrir. O mesmo grupo em 2006 lutou pela criação do Pastoril Mensageiro de Fátima que reúne a arte e à tradição da Cultura de Coqueiro Seco.

Em 2017, avançamos nossa luta, dessa vez participando da coordenação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social do grande projeto AGOSTO CULTURAL, em Coqueiro Seco - AL, fortalecendo o nosso Folclore, nossa Cultura imaterial, neste mesmo ambiente de projeto, tive a oportunidade de realizar uma oficina da Chegança e de Pastoril, através do Projeto o Mestre Vai à Escola. Sedo o braço direito em memória da Mestra Luzia Simões da Silva, garanto a sobrevivência da Cultura Popular (Folclore) em Coqueiro Seco.

O governo do Estado através da Secretaria, diploma Lucimar Alves da Costa contemplada Mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, pelos serviços prestados a cultura alagoana, especialmente a cultura Popular autentica mantendo com esse feito a tradição no município de Coqueiro Seco/Al.  Ao longo dos anos repassando o conhecimento e preservando a tradição no Estado, através dos grupos de folguedos natalinos, a Chegança Silva Jardim, as Baianas, e o Pastoril de Coqueiro Seco. Diplomada no dia 22 de agosto de 2018, Secretaria de Estado da Cultura Lei nº6.513 de 22 de Setembro de 2004, e Pela Lei nº 7.172 de 30 de junho de 2010. O evento o correu na cidade de Coqueiro Seco.

Registro no livro de Tombo Maceió, 16 de agosto de 2021

Cícero Silva de Farias

Técnico Administrativo da Secult/Pesquisador Cultural.