Maria Betânia dos Santos Leite

Nome: Maria Betânia dos Santos Leite

Conhecida como: Mestra Betânia

Local e Data de nascimento: Coruripe, AL - 30/04/1964 (59 anos)

Atividade Reconhecida: Mestra das Baianas no grupo Baianas Praieiras da cidade de Coruripe, Alagoas

Contato: (82) 99138-6103

Endereço: AVENIDA SÃO SEBASTIÃO, BARREIRAS, 57230-000, Coruripe, Alagoas.

Localização: Bairro de Barreiras, Litoral sul de Alagoas.

Registro:

Histórico: A história e a paixão pela área cultural estão no sangue de Maria Betânia. Sua mãe, Mestra Maria do Padeiro, foi nomeada Patrimônio Vivo de Alagoas em 2009 e fundou o grupo de Baianas por volta de 1960, com a comunidade do povoado Barreiras, para não deixar a tradição desaparecer.

Em 2003, devido às condições de saúde de sua mãe, Mestra Betânia assumiu de vez o posto de coordenadora do grupo, ficando à frente das responsabilidades e apresentações. Ela sempre acreditou que as oficinas disponibilizadas pelo Folguedo Baianas funcionam como instrumentos de profissionalização por meio da promoção da cultura popular, fortalecendo e sendo agente catalisador de novos talentos, muitas vezes adormecidos e que só despertam quando as oportunidades surgem e se mantêm através de iniciativas como estas.

Com o falecimento de Mestra Maria do Pandeiro, em 2022, Mestra Betânia tomou a frente do grupo, mantendo ativa não só a memória de sua mãe, mas a manifestação cultural do estado. Em Coruripe, a mestra é uma figura respeitada e ganha cada vez mais espaço e visibilidade em todo o território alagoano, pela voz e pelos passos de centenas de pessoas apaixonadas pelo ritmo e embalo do folguedo.

Por sua contribuição e dedicação cultural para Alagoas, o Governo do Estado, através da Secult, a agraciou com o título de Patrimônio Vivo de Alagoas, em conformidade com as diretrizes da Lei Estadual 7.172/2010, na data de 23 de agosto de 2023, em reconhecimento à arte difundida, inicialmente por sua mãe e tão bem sucedida pela Mestra Betânia.

Folguedo Baianas: Grupo de folguedo que, trajando as vestes convencionais de baianas, dança e faz evoluções ao som de instrumentos de percussão. O folguedo tem uma representatividade folclórica mais atuante no mês de janeiro, especificamente no dia 20 de janeiro, quando se comemora a festa de São Sebastião, Padroeiro do Povoado Barreiras, onde o grupo atua, mas as apresentações do grupo são feitas em todo o estado.