Jorgeval Mário Lisboa Santos

Nome: Jorgeval Mário Lisboa Santos

Conhecido como: Mestre Vavá

Local e Data de nascimento: Porto de Pedras, AL - 14/08/1953 (70 anos).

Atividade Reconhecida: Mestre do grupo Fandango do Pontal da Barra da cidade de Maceió, Alagoas.

Contato: (82) 98807-6963

Endereço: Praça Doutor Caio Aguiar Porto, Pontal da Barra - 57010-830, Maceió, AL.

Localização: Pontal da Barra, Maceió.

Registro:

Histórico: O Fandango do Pontal da Barra é um dos fandangos mais antigos e respeitados na história de Maceió. Seus ensaios eram sempre realizados no bairro que dá nome ao grupo, Pontal da Barra, e foi assim que Jorgeval Mário Lisboa Santos, ou, como é popularmente conhecido, Mestre Vavá, aprendeu a admirar o trabalho do grupo quando, ainda na sua infância, passou a visita-los diariamente.

Vavá sempre foi um membro ativo nas atividades do bairro. Ele atuou na liderança na comunidade como presidente do Novo Horizonte, clube do bairro. Posteriormente, coordenou o conjunto dos primos, uma banda da Jovem Guarda, e foi vice-presidente da associação de moradores, assumindo depois a presidência durante dois mandatos. Nesse período, o grupo tinha suspendido suas atividades devido à falta de incentivo, e todos os utensílios do grupo estavam inutilizáveis.

Somente nos anos 2000, surgiu a possibilidade de resgatar o histórico grupo com a participação dos membros que foram fundamentais para a sua reconstituição, incluindo o Mestre Pancho (Patrimônio Vivo, nomeado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) em 2012), que assumiu a liderança do grupo, enquanto Mestre Vavá assumiu o posto de coordenador.

Com o lamentável falecimento de Mestre Pancho, em 2021, Vavá assumiu o papel de mestre chefe do fandango, função que exerce até os dias atuais.

Mestre Vavá continua fomentando e mantendo viva a cultura do grupo, que ele faz questão de passar de geração em geração, assim como foi transmitido na sua infância. A fim de preservar a memória cultural e garantir a transmissão dos saberes e fazeres artísticos e culturais de Alagoas, em 23 de agosto de 2023, o Governo do Estado, através da Secult, nomeou Mestre Vavá como Patrimônio Vivo de Alagoas, em conformidade com as diretrizes da Lei Estadual 7.172/2010.