André Barbosa Cavalcante

Nome: André Barbosa Cavalcante

Conhecido como: André da Marinheira

Local e Data de nascimento: Boca da Mata, AL - 14/03/1969 (54 anos)

Atividade Reconhecida: Artesão e escultor

Contato: (82) 9 9963-9735

Endereço: Rua Dom Pedro II, s/n, 57680-000, Boca da Mata - AL

Localização: Bairro de Barreiras, Litoral sul de Alagoas.

Histórico: André Barbosa Cavalcante, popularmente conhecido como Mestre André da Marinheira, é um artista prestigiado a nível nacional por suas obras artísticas espalhadas pelo país. Ele é um dos 20 filhos do também renomado Mestre Manoel da Marinheira, com quem aprendeu seu ofício desde os 12 anos. Natural de Boca da Mata, Mestre André vive até hoje na cidade, da qual tem muito orgulho e que sempre incorpora em suas obras.

Uma das suas obras mais famosas é a escultura de um Leão, que alcançou reconhecimento internacional e possui uma réplica de 6 metros exposta no Pontal da Barra, em Maceió. Mestre André da Marinheira relata com grande orgulho que faz questão de transmitir os ensinamentos deixados por seu pai. Atualmente, em seu ateliê, compartilha seus conhecimentos com seus filhos e com todos aqueles interessados em aprender sua arte.

Seu amor pela sua arte, seu orgulho de ser alagoano e sua contribuição para o estado motivaram o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), a certificar André da Marinheira como Patrimônio Vivo de Alagoas em 23 de agosto de 2023, em conformidade com as diretrizes da Lei Estadual 7.172/2010. Essa simbólica consagração reconhece, em vida, a obra dos grandes fazedores de cultura do estado, além de manter viva a memória cultural de Alagoas.