Projeto de Identificação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura - SECULT, por meio de convênio firmado com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN iniciou em 2014 a segunda etapa do projeto de ‘Inventário e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas’, que implica na realização de pesquisa de campo dedicada a identificar o Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, presente em todos os municípios do Estado.

Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, proposto pelo IPHAN e que tem a SECULT como instituição executora. A idéia é poder averiguar em campo, as permanências e perdas da cultura imaterial de Alagoas, em suas múltiplas expressões (fazeres, saberes, celebrações, lugares) e desta forma construir caminhos, junto com a sociedade civil, para melhor conhecer e salvaguardar a cultura do Estado e os bens culturais imateriais que estejam na iminência de desaparecimento ou que precisem de incentivos à seus sistemas de transmissão e repasse.

O projeto teve como primeiro passo a realização do ‘Balaio do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas’, quando foram convocados representantes do poder público e da sociedade civil, para apresentação do projeto e sensibilização, convidando a todos a serem colaboradores e informantes nesse processo de identificação.

Uma equipe de pesquisa interdisciplinar e especializada nesse tipo de pesquisa junto ao patrimônio cultural foi contrata e está iniciando as pesquisas bibliográficas, documentais e de campo ainda neste semestre.