Secult lança programa ‘Na Base da Cultura’


Cultura e arte são instrumentos fundamentais para a formação da cidadania. É com esta visão que a Secretaria de Estado da Cultura lança, na próxima quinta-feira (17), o programa ‘Na Base da Cultura’, que atuará nas seis bases comunitárias de Maceió.

O projeto propõe o acesso e popularização da cultura através de quatro oficinas nas comunidades do Osman Loureiro, Santa Maria, Selma Bandeira, Carminha, Vergel e Jacintinho. A expectativa do programa ‘Na base da Cultura’ é atender centenas de crianças, jovens, homens e mulheres nos bairros contemplados.

“Nossa gestão entende a cultura como aliada nas ações voltadas para a redução nos índices de criminalidade, violência e vulnerabilidade social. Implantar atividades culturais nesses bairros é uma forma de democratização e inclusão social”, declarou a secretária Mellina Freitas.

Através das oficinas de teatro e de artesanato criativo, contação de história e Cozinha Brasil, o projeto visa o protagonismo social, fomento da cultura participativa, estímulo à leitura, construção de novos valores e solidariedade, ampliando o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais.

“Serão atividades que criam alternativas para que as famílias destas localidades se sintam assistidas e valorizadas, além de despertar o sentimento de pertencimento cultural”, afirmou a titular da pasta.

O lançamento do projeto cultural contará com a presença do governador Renan Filho e da secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, que também anunciará a ampliação do programa ‘Na base do Esporte’, além de representantes do segmento.

Oficina de Teatro

Se a arte é capaz de transformar, o teatro se apresenta como uma ótima ferramenta social por se identificar também como uma atividade pedagógica. As aulas de teatro propõem foco, concentração, dinamismo e senso de coletividade, além de despertar o gosto pelas artes cênicas.

Artesanato Criativo

Com a missão de repassar técnicas de arte e proporcionar geração de renda para a comunidade, a oficina de Artesanato Criativo ministrará aulas de produção de peças multifuncionais baseadas na sustentabilidade. O curso também tem como finalidade promover a integração dos familiares das comunidades.

Contação de Histórias

As crianças e adolescentes serão estimuladas ao hábito da leitura, através da contação de histórias. A atividade contará com livros, leituras e encenações dos causos apresentados nas publicações, além de brincadeiras de rodas com canções populares e a representação da história contada através de pintura e/ou desenho, que dá vida à Árvore dos Sonhos.

Cozinha Brasil

Em uma parceria com o Sesi, o Cozinha Brasil oferecerá cursos sobre educação alimentar, orientações de higiene pessoal e dos alimentos, métodos de limpeza e manuseio de utensílio. Os participantes aprenderão o aproveitamento integral dos alimentos.

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2022 - 2024 - Versão 1.0

    menu